segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia dos pais



Oi, amigos! Os Aventureiros de Niterói fizeram uma linda festa em homenagem aos pais, esses homens-heróis que abnegam suas vidas em prol de seus filhos. Nesse dia, fiz um sermão, inspirado por Deus, que o transcrevo abaixo:


Qual foi o primeiro pai relatado na Bíblia?

Quem pensou em Deus... acertou! Gen 2:7.


Normalmente, pensamos em paternidade por meio do material genético do filho que comprova o progenitor. No entanto, no relato bíblico, vemos que o material utilizado por Deus para a criação do Homem foi o barro (pó da terra acrescido de água). Ainda assim, somos filhos de Deus e feitos por meio de suas mãos, não com o Seu material genético, mas com a sua assinatura, como uma obra de arte.
E como Pai, Deus encaminhou o homem, montou seu quarto no jardim do Éden, apresentou-lhe tudo o que criara, deixou que o homem desse nome aos animais. Ensinou-o por onde andar, o que não devia fazer, o que poderia comer, com quem relacionar-se. Amou-o profundamente!

E como Pai, também teve sonhos e planos para seus filhos.
Creio que todos já brincaram de massinha um dia. Quem ainda não brincou, deve brincar. Quando eu era criança, minha mãe fazia massinha de farinha de trigo e água. Eu e meu irmão brincávamos horas com essa massinha. Hoje existe uma infinidade de massas modeláveis com suas diversas colorações.

Jr 18:1 a 6
Somos barro! E como o barro não tem vontade própria, também eu e você não teríamos, não fosse o grande amor com que somos tratados. Deus não quer um boneco sem vontade para adorá-lo!
Como pai, você também não quer que seu filho seja inerte! Ao contrário, quer uma criança feliz, que corra, que fale, que o ame por ser você o seu pai! Assim é Deus para conosco. E como pai, você também sonha e faz planos para seu filho ou filha. E isso é divino! Foi Deus quem nos criou, tudo o que é bom e justo vem de Deus. Sabe por quê?

Gen 1:26
Apesar de o pecado ter corrompido o sonho original de Deus para nossa vida, assim como o vaso que veio a se quebrar nas mãos do oleiro, Nosso Pai, o oleiro, não desistiu de seus sonhos. Cada vez que nos rebelamos contra os planos de Deus é como se quebrássemos em Suas mãos. Mas Cristo nos pega, torna a amassar e em sua mente planeja outro sonho para nós.
A inspiração divina nos diz que “A grande obra dos pais é a formação do caráter – restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados.” (CPPE, pg 61) “Os pais devem despertar e, no temor de Deus, inquirir: Que é a verdade? Tremenda responsabilidade repousa sobre eles. Devem eles ser fisiólogos práticos, de maneira que possam distinguir entre os hábitos físicos corretos e os que não o são, e estejam capacitados a, por esse meio, instruir os seus filhos. A grande massa está tão ignorante e indiferente no que respeita à educação física e moral de seus filhos quanto os irracionais. E mesmo assim ousam assumir as responsabilidades de pais.”
Sim, conduzir os filhos a alcançar a plenitude de Cristo não é tarefa fácil. E não é tarefa que possa ser recusada. Mas tende bom ânimo! A promessa de deus para vocês, queridos pais, é que não precisarão estribar-se em seu próprio conhecimento e nem em sua própria força!

Vejam em Dt 31:8.
No entanto, como poderão receber do alto a força, a condução, se não permitir que Deus o dirija? Tome tempo para estudar a Bíblia, orar e passar a seus filhos o que tem recebido das mãos de Deus. Esse é o testemunho primordial, o mais importante, pois diz respeito à vida eterna sua e de sua família.
“Alguns pais preferem passar as horas em seu próprio entretenimento, em conversas sobre coisas mundanas, e afastam a Deus de seus pensamentos e coração. Quão mais proveitoso é ser fiel discípulo de Cristo, empenhado no exame das Escrituras, para que possa tornar-se inteiramente provido para toda a boa obra e capaz de dar uma explicação inteligente da palavra que Deus ofertou para nos dirigir os passos para as eternas praias!” (CSES, pg 20)

Amados irmãos! Fujam dessa armadilha!
“Devemos dedicar mais tempo a humilde, fervorosa oração a Deus, em busca de sabedoria para criar nossos filhos na doutrina e admoestação do Senhor. A saúde mental depende da saúde do corpo. Como pais cristãos, somos obrigados a educar nossos filhos segundo as leis da vida.
Em Cristo obterão forças e esperança, e não ficarão perturbados por desassossegados anseios de algo que distraia a mente e satisfaça o coração. Encontraram a Pérola de Grande Preço, e a mente repousa tranquila. Seus prazeres são de espécie pura, elevada, celestial. Não tem pensamentos angustiosos nem remorsos. Esses prazeres não enfraquecem o corpo nem prostram a mente, mas proporcionam saúde e vigor a ambos...” (MCP, Vol 2, pg 384), pois Assim Diz o Senhor!

Nosso oleiro tem em suas mãos cada um de nós, cada pai e cada filho. E nessas mãos, ainda somos imperfeitos, mas há um lugar em que somos perfeitos: na mente de Deus. Mantenham-se firmes e dependentes de o Grande Pai Celeste, que os ama e os ajudará a levarem os filhos para a Canaã Celestial. Amém.


4 comentários:

  1. passei um pessimo dia dos pais, o segundo sem meu pai, perdi ele na vespera e nem vi o primeiro dia dos pais sem ele passar... mas me aliviei e aliviei o coração correndo meu primeiro circuito...

    Veja se teu blog tem verificação de palavras, pois atrapalha a vida de quem vem comentar no teu blog, aqui ensino como tirar: http://www.maislightdoquenunca.com.br/2012/02/como-retirar-as-malditas-verificacoes.html

    Caso não tenha, desconsidere!

    Bjuuuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sammy! Muito grata por sua atencao, ainda estou engatinhando com o blog. Vou ver esse link.
      Quanto a sua perda..., eh muito triste, pois nao fomos feitos para deixar de viver, ao contrario, Deus nos criou para que tivessemos vida em abundancia! Mas apesar do desvio do plano original de Deus para os homens, Deus ainda nos faz uma promessa: venham a mim, entreguem o seu fardo para mim, Sou manso e meu fardo eh leve, na minha volta trarei tambem todos os seus entes queridos e fieis a vida e todos voces estarao juntos para uma vida eterna e sem dores. Tenha uma semana abencoada.

      Excluir
  2. Ingredientes

    Calda

    ½ colher de sopa de água de flor de laranjeira
    1½ colher de sopa de suco de limão
    500 ml de água
    1 kg de açúcar
    Massa

    500 ml de leite
    1½ colher de sopa de fermento biológico
    2 xícaras de chá de farinha de trigo
    Recheio

    1 colher (sopa) de açúcar
    500 g de nozes moídas
    Modo de preparo

    Calda

    Em uma panela, misture o açúcar com a água e levar ao fogo brando para engrossar.
    Quando a calda estiver em ponto de fio, junte o suco de limão, misture e retirar do fogo.
    Deixe esfriar e acrescente a água de flor de laranjeira ou de rosas.
    Misture e reserve.
    Recheio

    Numa tigela, misture todos os ingredientes e reserve.
    Massa

    Coloque num liquidificador o leite, farinha de trigo e fermento biológico.
    Bata tudo.
    Deixe fermentar por uma hora.
    Unte uma frigideira pequena com manteiga e aqueça sobre fogo médio.
    Espalhe cerca de duas colheres da massa, formando um disco de mais ou menos 10 cm de diâmetro.
    Asse as massas somente de um lado.
    Assim que a superfície superior da panqueca estiver seca, retire e coloque em uma travessa cobrindo sempre com um pano de prato.
    Montagem

    Deixe as panquecas com o lado mais claro para cima.
    Coloque o recheio no centro e feche na forma de meia-lua, apertando bem as bordas com os dedos para não abrir.
    Sirva com a calda à parte.
    Dicas

    Entre uma panqueca e outra é importante sempre limpar a frigideira com um guardanapo umedecido em óleo.
    A calda desta receita é usada na maioria dos doces árabes, e também para regar na hora de servir.
    Essa massa azeda rápido, usar preferencialmente no dia, não podendo ser congelada.
    Rendimento: 24 unidades.



    Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/doces-e-sobremesas/ataif-doce-arabe.html#ixzz28oI8hObW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata! Estarei experimentando essa receita. Quando a fizer, postarei uma foto e os créditos! Valeu!

      Excluir

Muito grata por sua participação.